Estágio pós-conclusão curso profissional | Tatiana Pinho

Tatiana Pinho acaba de regressar de Palermo, onde realizou um estágio pós-curso profissional em Organização de Eventos, ministrado pela EPA, com o apoio do Erasmus+. Eis as suas impressões na hora de avaliar a experiência:

«Desde cedo soube que esta seria uma oportunidade ímpar à qual me deveria candidatar! Neste sentido, e depois de ter sido selecionada, integrei o Programa Erasmus+ com duração de dois meses em Palermo, Itália.

Sem qualquer sombra de dúvidas que esta foi uma experiência que recomendo a qualquer aluno que esteja disposto a abrir os seus horizontes a novas experiências pessoais e profissionais, novas culturas e novas formas de promoção das suas competências.

Durante o período de participação neste programa, estive envolvida em toda a preparação do Kino Festival 2017 que, anualmente, a cidade de Palermo acolhe. O Kino Festival é um evento de cinema colaborativo, onde cineastas de todo o mundo (escritores, atores, designers de som, editores, técnicos, figurinos, cinegrafistas, músicos etc…) se encontram para a criação de curtas metragens num tempo recorde de 48 a 72horas. Após a criação das curtas metragens, estas são apresentadas através de eventos abertos ao público, divulgando, assim, o trabalho de cada artista e participante no filme. No que diz respeito ao meu envolvimento no festival, este começou logo numa fase precoce de preparação dos locais de acolhimento e alojamento dos participantes de todo o mundo. Foram também idealizadas e concebidas estruturas em forma de cama para os participantes que pernoitavam na sede do Kino Festival. Ainda numa fase de pré evento, foi organizada toda a logística de receção dos participantes, desde a criação de credenciais até à organização da Welcome Party. Durante o Kino Festival, o meu envolvimento estendeu-se a outras funções, desde receção e encaminhamento dos participantes, até à participação nas curtas metragens enquanto coescritora, assistente de câmara e som, e ainda participação nas mesmas enquanto atriz e figurante. Numa fase mais tardia, e após a rodagem das filmagens houve ainda oportunidade de me envolver na edição das filmagens que se davam com realizadores e editores conceituados do mundo do cinema!

Resumindo, não posso deixar de evidenciar e sublinhar a riqueza destes dois meses de trabalho, que me proporcionaram experiências e contactos únicos e me abriram os horizontes para as novas competências profissionais que fui adquirindo.

Antes de terminar, gostaria também de saudar aquele que me acolheu e acompanhou a cem por cento durante toda esta aventura, e que será também quem acolherá aqueles que decidirem abraçar esta oportunidade incrível, Davide Munna. É uma pessoa que para além das suas incríveis caraterísticas pessoais, acreditou em mim e nas minhas capacidades desde o primeiro dia, atribuindo-me inúmeras responsabilidades, sendo essas única e exclusivamente possíveis devido à confiança que foi demonstrada por ambas as partes.»

Este estágio foi financiado pelo Erasmus+, através do projeto 2016-1-PT01-KA102-022559.