SEM Talks arrancam em Aveiro!

Realizou-se, recentemente, a primeira de cinco “SEM TALKs” no âmbito de um projeto de Educação para o Empreendedorismo coordenado pela AEVA.

Financiado pelo Programa Erasmus+ (tipologia Parcerias Estratégicas) o STRATEGIES 21 - Strategic Entrepreneurial Inclusive Education for the Sustainability of Europe in the 21st Century, nesta primeira SEM (Smart Entrepreneurial Minds)Talk, os alunos envolvidos e em pares apresentaram soluções para problemas relacionados com a sustentabilidade de Estilos de Vida Saudáveis.

Os alunos abordaram questões como a droga, o sedentarismo, a obesidade, a sexualidade, entre outros, de forma dinâmica e criativa, apresentando soluções diversas para os problemas encontrados dentro destas temáticas. O Júri, constituído por dois elementos internos e três externos à escola, tiveram a difícil tarefa de escolher os três primeiros lugares. Os dois primeiros vão ter a oportunidade de apresentar as respetivas soluções no primeiro intercâmbio desta parceria europeia, que envolve sete países, em março, em França. Desta vez, estas mesmas apresentações vão ser realizadas em inglês, língua de comunicação do projeto. O terceiro par vencedor vai ter a oportunidade de realizar um curso intensivo de línguas, no verão, financiado pela Royal School of Languages, de Aveiro.

Tendo, assim, como grupo alvo os alunos, este projeto pretende desenvolver competências transversais e empreendedoras, utilizando a metodologia de gestão de projetos, combater a exclusão social, promover o trabalho em equipa, desenvolver competências de comunicação em língua materna e estrangeira, melhorar o espírito de iniciativa e a capacidade de resolver problemas e tomada de decisões. Ambiciona-se, ainda, o desenvolvimento de um processo de certificação de competências transversais.

Um agradecimento especial à Royal School of Languages de Aveiro, não só pela atribuição do prémio acima referido, em todas as cinco sessões deste projeto, mas também, e juntamente com o Agrupamento de Escolas de Ílhavo, a colaboração enquanto elementos do júri! 

CitiPro

Fale connosco

Contactos

AEVA - Citizens Projects

Rua Dr. Francisco Ferreira Neves
Apartado 567 – Barrocas
3800-510 Aveiro

PIC Number: 947 864 116

[PIC = Participant Identification Code]