Projetos Novos

Projetos Europeus no âmbito do Programa ERASMUS + para o Ano Letivo 2015-2016

Para o ano letivo 2015-2016, no âmbito do programa ERASMUS +, a AEVA, através da sua marca Citizens Projects, e a Escola Profissional de Aveiro têm 5 projetos aprovados no âmbito da ação-chave 1, mobilidade individual, e um projeto no âmbito da ação-chave 2.

Na primeira medida, foi elaborado um projeto em Consórcio envolvendo não só a AEVA-EPA, enquanto entidade coordenadora, mas também o agrupamento de escolas de Aveiro, o Agrupamento de Escolas José Estêvão, o Agrupamento de Escolas de Ílhavo e ainda a AIDA – Associação Industrial de Aveiro. Neste projeto, em que se inclui o papel importante de atuação da AIDA na fase de preparação dos jovens para uma experiência de trabalho em contexto transnacional, está prevista a colocação de 42 jovens em estágio, durante dois meses, em Espanha (Valência, Fuerteventura, Sevilha e Barcelona), Itália (Palermo), Estónia (Tallinn) e Finlândia (Helsínquia), incluindo, também, jovens com Necessidades Educativas Especiais.
Para além disso, a AEVA viu a continuidade do seu projeto anual ser aprovado, podendo ainda enviar mais 17 jovens, incluindo, também, outros 3 jovens com necessidades educativas especiais para os mesmos países e, desta vez, por 10 semanas. Estes dois projetos vão, ainda, permitir que 20 professores e técnicos, de todas as instituições envolvidas, realizem uma semana de formação numa empresa, nesses mesmos países, o que lhes permitirá vivenciar a metodologia utilizada nos países de acolhimento relativamente a estágios de jovens em formação profissional.

No que se refere à Formação Individual, a AEVA teve dois projetos aprovados, um no âmbito da Formação Escolar e outro no âmbito da Formação de Adultos, dando a possibilidade a um total de 30 professores, formadores, técnicos e voluntários – não só da instituição como também, no caso do segundo projeto, elaborado em consórcio, da UNAVE, do Agrupamento de Escolas José Estêvão (centro de formação) e da AIDA –, de realizarem formação específica, na área da liderança, tutoria, gestão estratégica, monitorização e avaliação, ensino e formação inclusiva, gestão de conflitos, comunicação, empreendedorismo, trabalho em equipa, TIC e novas tecnologias, entre outras temáticas. Ainda no âmbito desta medida, a AEVA viu mais um projeto do Serviço Voluntário Europeu aprovado, acolhendo, este ano letivo, mais 6 jovens voluntários oriundos de Espanha, Itália, França, Alemanha e Hungria.

Enquadrado na ação-chave 2, parcerias de educação escolar, a EPA obteve aprovação de um projeto de parceria estratégica, envolvendo 10 parceiros de 6 países europeus. A nível nacional, este projeto inclui, além da AEVA na qualidade de entidade coordenadora, a Universidade de Aveiro e a Ordem dos Engenheiros. Com este projeto, pretende-se atrair mais jovens para as áreas das ciências e tecnologias, trabalhando, com alunos nos 8º e 9º anos, várias atividades de promoção de uma carreira profissional nas áreas das Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática.
Para além disto, a organização continuará a desenvolver um projeto de parceria bilateral, iniciado em 2014, com uma outra escola congénere, em Tallin, Estónia. Neste projeto, pretende-se promover o Empreendedorismo Social, através da organização de eventos de cariz social e asTIC, pela criação de uma página de internet inovadora e interativa, utilizando as ferramentas web disponíveis.

A AEVA será, ainda, entidade parceira de mais projetos europeus, em várias temáticas atuais e alvo de várias visitas de ‘Job Shadowing’, por parte de muitas instituições europeias, que querem apreender as nossas práticas pedagógicas, inclusivas e de gestão escolar.

Os projetos em Consórcio já foram alvo de uma primeira reunião com os parceiros e todos foram apresentados, no início do ano letivo 2015-2016, a toda a Comunidade Educativa e Aveirense, no auditório Eng. Victor Matos, na sede da AEVA (Unidade do Terciário da Escola Profissional de Aveiro).

Para mais informações, escreva, por favor, para o seguinte email: secretariado@citizens.pt

CitiPro

Fale connosco

Contactos

AEVA - Citizens Projects

Rua Dr. Francisco Ferreira Neves
Apartado 567 – Barrocas
3800-510 Aveiro

PIC Number: 947 864 116

[PIC = Participant Identification Code]