Projeto Engine4F presente num encontro internacional em Famalicão

No âmbito da reunião do projeto GirlsTech, financiado pelo programa Erasmus+, realizou-se em Famalicão, organizado pela Escola Profissional FORAVE, o 1º encontro da parceria, cujo objetivo é o estudo dos motivos da baixa, ou elevada participação do género feminino nas áreas de estudo e de trabalho STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e o desenvolvimento de estratégias que possam ser aplicadas na captação e manutenção de profissionais/talentos do género feminino num mundo de trabalho cada vez mais necessitado de trabalhadores qualificados.

Deste modo, a AEVA foi convidada a participar neste evento, apresentando os resultados do Projeto Engine4F, igualmente apoiado pelo programa Erasmus+, já no seu segundo ano de desenvolvimento, e cujo objetivo é também o de promover e tornar mais atrativo o ensino aprendizagem das disciplinas denominadas STEM e chamar a atenção para a importância da Engenharia na vida da sociedade e do mundo, promovendo desafios e oportunidades para uma carreira nestas áreas, incidindo, essencialmente, junto do género feminino. Assim, João D’Orey em representação da Ordem dos Engenheiros, parceiro deste projeto coordenado pela AEVA, teve a oportunidade de partilhar junto de todos os presentes as atividades realizadas e resultados obtidos até ao momento, num trabalho desenvolvido com nove turmas de três escolas do concelho de Aveiro.

Da reflexão e da partilha realizada, foi interessante perceber que, apesar do género feminino já estar muito bem representado em algumas áreas, ainda há profissões, que por questões culturais, estão conotadas com estereótipos. No entanto, esta tendência torna-se mais dissipada com o aumento da escolaridade. A influência de modelos profissionais, quer por referência na família ou do meio, é também um dos grandes fatores de motivação para determinadas áreas de formação, tradicionalmente mais procuradas pelo sexo oposto. Perceber precocemente estas questões, para poder trabalhar a igualdade de oportunidades, promover a diversidade e quebrar estereótipos, é o princípio para encontrar estratégias de motivação e atração do género feminino para as STEM.

CitiPro

Fale connosco

Contactos

AEVA - Citizens Projects

Rua Dr. Francisco Ferreira Neves
Apartado 567 – Barrocas
3800-510 Aveiro

PIC Number: 947 864 116

[PIC = Participant Identification Code]