Prevenção do Abandono Escolar - Reunião em Palermo, Itália

Prevenção do Abandono Escolar - Reunião em Palermo, Itália

Reuniu, recentemente e, pela segunda vez, a parceria do Projeto KA2 Parcerias estratégicas no âmbito da Educação de Adultos, intitulado ‘Let the hopes Blossom!’, desta vez em Palermo, Itália. Esta parceria é constituída por 7 instituições, de mais 4 países, Portugal, Itália, Reino Unido e Áustria, e conta com organismos como o Governo Regional de Manisa, a Polícia de Segurança Pública de Manisa, um Centro de Formação, Investigação e Orientação Profissional de Manisa, uma ONG (italiana), uma Universidade (britânica), um Centro de Formação de Adultos (austríaco) e a AEVA, representada pela sua marca Citizens Projects.

O objetivo desta parceria é combater o abandono escolar precoce, diminuir o risco de exclusão social e a delinquência, trabalhar os jovens incluídos neste grupo, no sentido de os integrar no mercado de trabalho e na sociedade. Ambiciona-se o desenvolvimento de uma metodologia inovadora, no combate ao abandono escolar e um programa de formação online, com diferentes módulos, dirigido a pessoal docente e não docente ligado à educação. Todas as ferramentas produzidas no âmbito deste projeto ficarão disponíveis online.  

Nesta reunião, a parceria partilhou o trabalho desenvolvido desde a última reunião, referindo o número de questionários aplicados aos três grupos alvo (alunos em risco de abandono escolar e/ou com problemas de comportamento, respetivos pais e profissionais de educação) e respetivas dificuldades de implementação. Apresentou soluções e estratégia seguinte a seguir, para que a análise e relatório final fiquem concluídos em fevereiro 2017. A conferência final do projeto será realizada em Aveiro, em setembro 2017. Para além da reunião de trabalho, o grupo teve, ainda, a oportunidade de visitar um centro de detenção e reabilitação juvenil e conversar com os respetivos responsáveis, analisando e discutindo as respetivas medidas e projetos de intervenção junto de jovens delinquentes.

CitiPro

Fale connosco

Contactos

AEVA - Citizens Projects

Rua Dr. Francisco Ferreira Neves
Apartado 567 – Barrocas
3800-510 Aveiro

PIC Number: 947 864 116

[PIC = Participant Identification Code]