Novas metodologias de ensino-aprendizagem levam a EPA à Grécia

Uma professora da Escola Profissional de Aveiro (EPA) participou recentemente no 3º Workshop ICVET - Intercultural Competences in Vocational Training, em Lavrio (no General Lyceum of Lavrio), na Grécia no âmbito do programa Erasmus+, juntamente com representantes de outros sete países parceiros no projeto, nomeadamente, Alemanha, Áustria, Grécia, Turquia, Itália, República Checa e Roménia, num total de 18 pessoas. 

O workshop teve como objetivos a apresentação de módulos e unidades CLIL (Content and Language Integrated Learning) e respetivos resultados, já aplicados em contexto de sala de aula durante as semanas de intercâmbio de alunos em Portugal e na Roménia. Através da metodologia CLIL promove-se um ensino integrado de língua e conteúdo, ou seja, uma língua estrangeira é utilizada para ensinar determinadas matérias curriculares e não para o ensino da língua em si.

Durante o workshop foi igualmente realizada: a apresentação de novos módulos a desenvolver nos próximos intercâmbios; a atualização do material a colocar na plataforma Moodle destinada ao projeto; a elaboração de questionários a aplicar aos alunos sobre as suas competências profissionais e interculturais; a partilha de ideias sobre a criação do website do projeto; e a conclusão do documento relativo ao perfil cultural de cada um dos países envolvidos no projeto.

A próxima atividade realizar-se-á entre 27 de novembro e 3 de dezembro, também na Grécia. Uma professora e duas alunas da Escola Profissional de Aveiro, bem como um professor e dois alunos italianos, passarão uma semana no General Lyceum of Lavrio, integrando uma turma daquela escola, participando, assim, na aplicação dos módulos e da unidade CLIL desenvolvidos para este fim. Pretende-se o aperfeiçoamento de competências interculturais e sociais, assim como da comunicação em língua inglesa. Será uma ação do tipo “Blended mobility of VET learners”, ou seja, um intercâmbio no âmbito do ensino profissional que segue uma pedagogia que combina o ensino à distância, via internet, com o ensino presencial.

 

CitiPro

Fale connosco

Contactos

AEVA - Citizens Projects

Rua Dr. Francisco Ferreira Neves
Apartado 567 – Barrocas
3800-510 Aveiro

PIC Number: 947 864 116

[PIC = Participant Identification Code]