Identificar os talentos escondidos na sala de aula

Identificar os talentos escondidos dentro da sala de aula: – Mudança de Paradigma

 

De Aveiro a Barcelona, no âmbito do Programa ERASMUS + KA1 Staff Mobility Course (2014-I-PT01-KA104-000110), decidimos aceitar o desafio de, entre 19 e 23 de outubro de 2015, aprender a descobrir os talentos escondidos na nossa sala de aula.

Interação, Empatia e Positivismo constituem palavras-chave dentro de uma sala de aula… tudo começa a partir daqui!

Todos os professores e restantes intervenientes ligados à área de educação, encontram-se limitados a um conjunto de barreiras, tais como, o sistema educacional implementado no país, a economia, as expetativas das famílias dos jovens estudantes, os currículos estandardizados, a motivação dos professores, que de alguma forma, condicionam a sua prática em sala de aula, não deixando emergir possíveis talentos existentes.

No atual sistema educativo em vigor, o professor é o centro das atenções, o líder, visto como o detentor e veículo de transmissão de conhecimento, limitando-se os alunos a reproduzir esse mesmo conhecimento.

A mudança de Paradigma a que nos propomos, tem por base o professor deixar de lado a sua zona de conforto, indo de encontro às necessidades individuais de cada aluno. Esta é a base para o grande desfio do futuro que, vai permitir ao professor ser um facilitador de informação, orientador, deixando desta forma espaço para o aluno crescer em termos de criatividade/espírito crítico. Tendo em conta, que cada aluno tem o seu espaço/tempo para se destacar numa determinada área, com ritmos diferentes de aprendizagem.

 

CitiPro

Fale connosco

Contactos

AEVA - Citizens Projects

Rua Dr. Francisco Ferreira Neves
Apartado 567 – Barrocas
3800-510 Aveiro

PIC Number: 947 864 116

[PIC = Participant Identification Code]