Formar para o Empreendedorismo na Educação

Duas representantes da UNAVE, Aveiro, parceira de um projeto em consórcio financiado pelo Programa Erasmus+, no âmbito da Educação de Adultos e coordenado pela AEVA, tiveram a oportunidade de participar numa formação em Barcelona, subordinada ao tema “Cultivating an Entrepreneurial Mindset in Education”. O objetivo desta formação, com a duração de cinco dias, era, essencialmente, promover o desenvolvimento de competências pessoais pela participação ativa na temática do empreendedorismo na educação, assim como identificar formas de aplicar essas mesmas competências nas práticas do dia-a-dia.

De acordo com as participantes, foi muito interessante constatar que, apesar das diferentes proveniências dos formandos - Islândia, Suécia, Portugal, Lituânia, Eslovénia e Letónia - os objetivos, dúvidas e até modos de pensar e agir face ao tema se assemelhavam, independentemente das condições socioeconómicas de cada um.

Pode dizer-se que toda a semana de formação voou, por entre os cativantes jogos propostos pela formadora e pelos intensos debates que se geravam entre os formandos. É claro que ainda houve tempo para se visitar alguns dos monumentos carismáticos de Barcelona, o que constituiu uma abertura de olhos ao mundo. Segundo as palavras da formadora, a presença na formação, longe do local de trabalho diário, associada às visitas pela cidade desconhecida, permitem um novo fôlego na forma e nas atitudes de encarar o trabalho diário.

Esta formação vai ser replicada na AEVA, em maio, para todos os profissionais da educação interessados, mediante inscrição. 

CitiPro

Fale connosco

Contactos

AEVA - Citizens Projects

Rua Dr. Francisco Ferreira Neves
Apartado 567 – Barrocas
3800-510 Aveiro

PIC Number: 947 864 116

[PIC = Participant Identification Code]