Formação em Eneagrama

Formação em Eneagrama

 

No âmbito do programa Erasmus+, Ação Mobilidade de Pessoal da Educação de Adultos, foi efetuada, recentemente, uma disseminação dos resultados da formação sobre Eneagrama, realizada anteriormente em fevereiro, em Palermo, Itália, no seguimento da prática de replicação e disseminação de resultados que a AEVA promove regularmente junto dos seus colaboradores.

O objetivo passou por dar a conhecer a ferramenta Eneagrama, assim como as vantagens da sua aplicação no domínio da educação. O público alvo desta sessão foram professores e técnicos da Escola Profissional de Aveiro.

O ENEAGRAMA é um sistema de análise de comportamento que nos leva a uma das mais profundas percepções sobre o ser humano. É uma ferramenta de nove orientações que nos permite fazer uma introspecção relativamente ao “Verdadeiro EU”, numa perspetiva de que só quando nos conhecemos bem e reconhecemos quem nos rodeia, é que podemos ter relações mais equilibradas e aproveitamos o melhor de cada um.

Etimologicamente a palavra Eneagrama tem origem no grego e significa nove pontos (Ennea = nove; Grammos = pontos). Trata-se de um círculo contendo 9 pontos, interligados por nove linhas que se cruzam num determinado sentido, sendo que 3 delas formam um triângulo eqüilátero.

Este sistema é utilizado para ajudar as pessoas a se conhecerem melhor e, assim, possibilitar-se trabalhar aqueles aspectos que atrapalham sua vida e a de outras pessoas. Cada um dos 9 pontos representam traços de personalidade que se traduzem em características, atitudes, formas de atuar e motivações.

Assim, o Eneagrama ajuda a compreender que cada tipo tem dificuldades de compreender a aceitar a visão dos outros tipos facilitando os relacionamentos interpessoais. A nível da educação o Eneagrama pode dar um auxílio adicional, ao mostrar que a maneira mais correta de atuar é ajustando-se às particularidades dos alunos e encorajando-os a serem autónomos e responsáveis, ao invés de forçá-los a serem de uma determinada forma.

Quando bem aplicado, este sistema promove aceitação própria e aceitação mútua e orienta pessoas em seus caminhos de desenvolvimento pessoal, profissional e espiritual.

Esta formação foi da responsabilidade da Vanda Fonseca, da AIDA, parceira da AEVA neste consórcio.

CitiPro

Fale connosco

Contactos

AEVA - Citizens Projects

Rua Dr. Francisco Ferreira Neves
Apartado 567 – Barrocas
3800-510 Aveiro

PIC Number: 947 864 116

[PIC = Participant Identification Code]