“Expand Horizons" | Youth Exchange em Duga Resa, Croácia - Balanço da Experiência

Está concluído o projeto “Expand Horizons” KA 1 Erasmus + youth Exchange, coordenado por “Jablani“, Zagreb, Croácia, que contou com a participação de “Zespol Szkol w Karczmiskach“, de Karczmiska, Polónia, “Ung Fritid“, de  Kunbacka, Suécia, e a AEVA - Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro“.

O projeto englobou um total de 45 participantes, incluindo 2 líderes de cada país. Pela sua essência, foi considerada a igualdade de género e as atividades ocorreram em Duga Resa, Croácia, em 2 mobilidades, a primeira em junho e a segunda em agosto. 

Os objetivos principais passaram por desenvolver atividades de promoção de competências pessoais e sociais dos alunos, compreender a democracia, a aprendizagem social, educação para a paz, a diversidade cultural e a cooperação europeia no domínio da juventude e participação dos jovens, promovendo a interculturalidade e as competências de comunicação em língua estrangeira.

O projeto contemplou trabalho de equipa entre alunos e líderes dos vários países, e trabalho preparatório de pré e pós mobilidade. A primeira mobilidade realizou-se de 2 a 5 de junho de 2016, uma deslocação à localidade de Duga Resa, localizado na Croácia, com vista à preparação das atividade seguintes. O projeto englobou o desenvolvimento de atividades que permitiram aos países envolvidos (Croácia, Portugal, Polónia e Suécia) apresentarem a sua cultura, danças, musicas, gastronomia. Esta mobilidade foi realizada pelo aluno João Ribeiro, do curso profissional técnico de energias renováveis e pelo professor Bruno Piorro da Escola Profissional de Aveiro.

Após o trabalho preparatório realizado em Portugal por todo o grupo, realizou-se a 2ª mobilidade, de 31 de julho e 8 de agosto, que detalhadamente consistiu na compreensão das regras em democracia, fazendo grupos de trabalho com os jovens dos 4 países para debate, promovendo solidariedade e a democracia, promoção de estilos de vida saudáveis ​​através de atividades físicas no espaço aberto e na natureza. Aumentar o conhecimento sobre organizações, valores e regras da sociedade civil (debate, saber ouvir, escutar e falar). Compreender a dimensão intercultural nas sociedades europeias e de outros, o estatuto de cidadão, a cidadania da UE, conhecimentos da situação atual dos refugiados, imigração e minorias na Europa e no mundo, e criação de métodos de integração, tolerância e responsabilidade coletiva para com esta situação. A capacidade de criar confiança e empatia entre indivíduos, consciência e compreensão da identidade cultural de cada um em interação com a identidade cultural da Europa e resto do mundo. Espírito de iniciativa e empreendedorismo também foram aspetos apontados na semana de trabalho. 

Cada grupo preparou as atividades do projeto antes da realização do intercâmbio e apresentou-as no decorrer da mobilidade. Uma das principais tarefas consistiu na realização de jogos ou técnicas de animação para o quebra-gelo no início do projeto com vista à integração de todos os participantes, e jogos de animação diários, para o bom relacionamento e trabalho entre pares.

Portugal ficou responsável pela realização das seguintes atividades "Politically speaking", "Activism or Clicktivism?, grupos de reflexão, "Erasmus+ opportunities for youth workshop", "8 key competences workshop", "My personal achievements and Youthpass workshop", este último bastante importante, conferindo a todos os participantes métodos para a realização do Youthpass, certificado que demonstra as competências adquiridas na realização do projeto “Expand Horizons”.  A noite temática de Portugal foi muito apreciada, no que diz respeito a gastronomia, com tudo o que tem de tradicional, desde o cozido à portuguesa, o bacalhau, e os doces tradicionais. A beleza dos edifícios e paisagens naturais, foram outros dos pontos altos. No final da noite, apresentou-se a música portuguesa e realizaram-se danças tradicionais. Nos momentos de pausa foram servidos doces portugueses que deliciaram todos os países envolvidos. 

Outros temas realizados em workshop pelos países parceiros foram "Barometer of Opinions," "Here I stand"debate/discussion,  yoga, "Treasure Hunt", "Golden rules" establishment, "Fears and expectation" activity, "Building Bridges" team building game, "Who are I?", "Civil Courage", "Birthday game", "Stop and Go", "Europe Salad", "EU citizenship, values, human rights", EU Quiz and "Living together… or not?".

Todas as atividades foram bastante produtivas, tanto para os dinamizadores, como para os grupos de aprendizagem, corresponderam a momentos de partilha intensos, com bastante participação ativa, correspondendo em excelente forma ao pretendido como objetivo principal deste projeto que era a troca entre todos os participantes. 

Já em Portugal estamos de momento a proceder à disseminação de todas as atividades realizadas, por forma a sensibilizar a comunidade local para o bem das temáticas trabalhadas neste projeto, e para que o alcance seja o maior possível, como desejável.  

Globalmente, a realização deste projeto tornou-se uma mais-valia para todos os envolvidos, pela partilha, diversidade cultural, cooperação europeia no domínio da juventude e promoção de comunicação em língua estrangeira. A influência que o grupo de jovens participantes tem neste momento nas suas comunidades locais é preponderante para a compreensão e cooperação em todo o espaço europeu, bem como para a criação de uma União Europeia mais forte e unida.  

  

DISSEMINAÇÃO AQUI

TESTEMUNHOS

Prof. Jorgelina Arede AQUI

 

 

 

CitiPro

Fale connosco

Contactos

AEVA - Citizens Projects

Rua Dr. Francisco Ferreira Neves
Apartado 567 – Barrocas
3800-510 Aveiro

PIC Number: 947 864 116

[PIC = Participant Identification Code]