60 jovens da Região de Aveiro preparam estágio transnacional

A AEVA, através das suas marcas, Citizens Project e Europe Direct Aveiro promoveu recentemente uma sessão de divulgação e informação no âmbito da mobilidade de formandos e pessoal de formação profissional, apoiado pelo Erasmus+. 

A sessão foi animada pela partilha de experiências por parte de jovens que já participaram em projetos anteriores. Todos deixaram um testemunho muito positivo relativo a este tipo de estágios transnacionais e contagiaram, assim, todos os presentes que agora se preparam para a sua mobilidade. 

Esta sessão contou também com a colaboração de Afonso Martins, sócio da Empresa Electrorep (membro da AIDA), convidado a partilhar a sua experiência de internacionalização e a apresentar a todos os presentes a importância do desenvolvimento de competências transversais em contextos transnacionais.  

Estiveram presentes alunos e encarregados de educação, assim como professores das seis escolas que integram o consórcio de um dos projetos aprovados e coordenados pela AEVA. Participam, nesse consórcio, os Agrupamentos de Escolas de Aveiro, José Estêvão, Ílhavo, Albergaria-a-Velha e Esgueira, para além da Escola Profissional de Aveiro.

Neste sentido, e concluído o processo de seleção, mais de 60 alunos dos 2º e 3º anos de vários cursos profissionais, vão ter a oportunidade de estagiar, durante dois meses, em empresas em Palermo ou Cosenza em Itália, Valência, Bilbao, Sevilha ou Fuerteventura em Espanha, e ainda Tallinn na Estónia, entre janeiro e julho de 2017.

Os estagiários usufruem de uma bolsa de subsistência, alojamento e outras comparticipações nas despesas, nomeadamente viagem e seguro.

Estas mobilidades inserem-se no Programa Erasmus+ Ação Chave 1, uma iniciativa da Comissão Europeia através da qual se promovem estágios e formação em empresas e outras entidades transnacionais. As mobilidades são usufruídas por alunos e professores de escolas e instituições integrantes em projetos aprovados pelo Programa. Tem como objetivo apoiar a participação em ações de formação e aperfeiçoamento, aquisição e prática de novos conhecimentos, competências e qualificações, de forma a facilitar o desenvolvimento pessoal, a empregabilidade e a participação no mercado de trabalho europeu, de todos quantos forem selecionados.

Os votos do maior sucesso a todos os envolvidos!

 

 

CitiPro

Fale connosco

Contactos

AEVA - Citizens Projects

Rua Dr. Francisco Ferreira Neves
Apartado 567 – Barrocas
3800-510 Aveiro

PIC Number: 947 864 116

[PIC = Participant Identification Code]