FCT Transnacional: Paiporta – O Regresso

Formação em Contexto de Trabalho transnacional – ERASMUS + KA1 – O Regresso

De regresso a Portugal, 4 alunos do curso Técnico de Higiene e Segurança do Trabalho e Ambiente (HSTA), da Escola Profissional de Aveiro, partilham a sua experiência de 8 semanas de Formação em Contexto de Trabalho em Paiporta, Valência, Espanha. Todos eles agradecem vivamente esta oportunidade.

Eis alguns dos seus comentários:

Ao longo destes dois meses de estágio continuado em Paiporta, desfrutei de diversas experiências tanto a nível pessoal como profissional. Pessoalmente, tive a oportunidade de viver uma nova cultura, provar uma nova gastronomia e fazer novas amizades. Profissionalmente, adquiri competências e metodologias de trabalho diferentes das que conhecemos cá, em Portugal. A título de exemplo, refiro o novo quadro legislativo, que se diferencia significativamente do de Portugal.
Inês Ribau

Este projeto ajudou-me enquanto aluna, no meu envolvimento na vida ativa pela transversalidade na transnacionalidade, e promoveu o meu “saber-fazer”, o meu lado empreendedor e a capacidade do meu “saber-ser”. No âmbito da Segurança e Higiene no Trabalho, conheci e apliquei novos métodos de trabalho e um novo quadro legal onde constatei as diferenças existentes a este nível entre Portugal e Espanha.
Liliana Caldeira

A minha estadia em Paiporta foi gratificante para o meu futuro, pois permitiu-me estar em contacto direto com um meio de trabalho diferente do que já conhecia, o que me preparou para o meio de trabalho que irei integrar. A sociedade espanhola foi muito acolhedora, o que me ajudou a aplicar todos os meus conhecimentos em relação ao idioma. A empresa onde realizei a FCT teve um grande impacto no meu dia-a-dia, pois melhorei a minha autonomia e o meu sentido de responsabilidade e organização. Os trabalhadores com quem estive em contato foram muito acolhedores e auxiliaram-me sempre que necessitei. Adorei estar em Espanha, também pela oportunidade de visitar locais magníficos que nunca pensei ver, alargando assim os meus conhecimentos a nível profissional, pessoal e social.
Jéssica Maciel

Poder realizar parte da minha Formação em Contexto de Trabalho num outro país foi muito importante quer a nível profissional, como pessoal ou social. Gostei muito da experiência, pois conheci uma nova cultura e aprendi uma nova língua que, pessoalmente, sempre tivera curiosidade em conhecer. Também ganhei mais responsabilidade com o trabalho que realizei, sobretudo por causa das preocupações, tarefas e obrigações que passei a ter. Adorei lá estar porque tive oportunidade de conhecer um lugar lindo também a nível turístico e adorei a simpatia das pessoas para comigo. Fui sempre muito bem recebido em todos os lugares que estive. Só tenho a agradecer à Escola Profissional de Aveiro pela oportunidade que me proporcionou.
Bolon Sauané